FRUIT LOGISTICA 2023
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Associação Portuguesa de Kiwicultores
FRUIT LOGISTICA 2023
A convite da Portugal Fresh, a APK esteve presente em mais uma edição
da Fruit Logística, uma das maiores feiras de comércio do mundo para o sector
hortofrutícola, que se realizou entre os dias 8 e 10 de fevereiro, em Berlim.
Na edição deste ano, o certame contou
com a presença de 2.600 empresas expositoras e cerca de 40.000 profissionais
oriundos de 87 países. Como plataforma global para novas ideias, contributos e
soluções, a Fruit Logística tem como objetivo promover o comércio global das
frutas e legumes e facilitar o networking
entre os principais players deste
sector.
Neste evento foi divulgado que as exportações
de frutas, legumes e flores atingiram o valor recorde de 2040 milhões de euros.
A análise da Portugal Fresh aos dados divulgados pelo INE permite concluir que,
em volume, as vendas internacionais também cresceram 13,6% para 1835 milhões de
quilos. “Este é um marco histórico para todo o setor e o resultado de mais
de uma década de investimento, não só na promoção internacional, mas também em
inovação e tecnologia. As empresas portuguesas estão de parabéns! Nestes
últimos anos em particular, e num contexto particularmente adverso,
demonstraram uma enorme capacidade de resiliência, o que só prova que a aposta
no setor é uma aposta ganha e que é, de facto, estratégica para o
desenvolvimento económico do país”, afirma Gonçalo Santos Andrade, presidente
da Portugal Fresh, que fez o anúncio destes números ao lado do embaixador português
na Alemanha, Francisco Ribeiro de Menezes.
Este ano estivemos novamente com a presença da mascote do Kiwis de Portugal, divulgando os entrepostos associados da APK, com a distribuição de sacos e de folhetos com a informação dos entrepostos que comercializam os Kiwis de Portugal.
REUNIÃO IKO
À semelhança de anos anteriores,
realizou-se durante a Fruit Logistica a reunião intercalar da IKO para fazer o
ponto de situação da comercialização no hemisfério norte e da produção no
hemisfério sul, de seguida apresentamos o resumo da reunião.
Itália tem os preços abaixo do igual
período do ano anterior, embora a situação pareça estar a melhorar, com os
sinais de melhoria no consumo. Aumentaram o volume de exportações para os EUA e
para a India, pois neste ultimo país há um bloqueio ao kiwi Iraniano.
Grécia com calibres pequenos que não são os procurados pelo consumidor, com pouca quantidade de fruta com peso superior a 100gr, apenas tiveram 25% da fruta colhida com calibre superior a 100gr, e já venderam tudo. A fruta com calibres entre o 36 e 46 foi a maioria da produção, estando com dificuldades em vender por o mercado procurar calibres superiores a 100gr. Foram dos principais beneficiados do embargo da India ao kiwi Iraniano, sendo que cerca de 80% das exportações, à data, foram para a India, no entanto não é um mercado apetecível pois há dificuldades em fazer a cobrança. No entanto a India mostra vantagens para alguns nichos de mercado que exigem qualidade na fruta.
Em França a campanha está a decorrer dentro dos parâmetros normais e
estão a diminuir as ocorrências de “nacionalização” de kiwi de outras origens
para origem francesa. O consumidor francês valoriza muito a produção nacional e
prefere-a à de outras origens e o preço pago pela fruta de origem francesa é
superior, tornando-a apetecível a fraudes.
Na Califórnia a comercialização está a
decorrer com normalidade, sendo que toda a fruta é consumida internamente.
A Nova Zelândia prevê que a colheita da
fruta, das diferentes variedades, seja antecipada relativamente ao ano
anterior, e que as variedades amarelas cheguem à Europa na semana 11.
O Chile terá menos fruta devido à PSA, não existindo ainda previsões de colheita