INCORPORAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS NA AGRICULTURA

HomeArtigosAlterações Climáticas

Departamento técnico da Kiwicoop

Entreposto de comercialização de kiwis

INCORPORAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS NA AGRICULTURA

A tecnologia aplicada na agricultura passa pela utilização de diversos tipos de sensores, máquinas e sistemas informáticos. Alguns destes sistemas já se encontram bastante difundidos pelas explorações agrícolas e vão desde drones, sensores de temperatura e humidade, imagens aéreas e GPS. Estas tecnologias estão relacionadas com a agricultura de precisão e permitem uma maior eficiência, segurança e gestão de recursos, levando a uma maior produção e aumento dos lucros.

Os principais benefícios da implementação destas tecnologias são o aumento da produtividade pela detenção de falhas e focos de doenças, a redução do consumo dos recursos hídricos e fertilizantes, acompanhamento do crescimento da cultura ao longo da campanha e controlo sobre a exploração (produção, stock, gastos, etc.).

Os drones são capazes de captar imagens com qualidade e resolução que permitem através de modelos (ex: NDVI) averiguar e acompanhar o desenvolvimento da cultura. Estes possuem a vantagem de concretizar o número de voos necessários e obter facilmente imagens da parcela, contrariamente às imagens de satélite.

As sondas de humidade e estações meteorológicas permitem controlar os fatores climatéricos, evolução do estado do solo, o crescimento do fruto e, assim, trabalhar de forma harmoniosa com os eventos que se desenrolam durante a campanha.

Outra vantagem é a mobilidade, visto que a maioria dos softwares podem ser utilizados no smartphone. É possível acompanhar a cultura em qualquer local, acrescentar informação e ajustar um parâmetro sem se deslocar (ex: rega). Por fim permite obter um enorme conjunto variado de dados que fazem parte da composição da exploração, o que leva a tomadas de decisão mais rápidas e assertivas.

A implementação destas tecnologias, por parte dos kiwicultores, permite uma melhor adaptação aos desafios que surgem todos os anos, tal como a falta de água, o aumento dos preços, e as alterações climatéricas. O futuro da agricultura portuguesa passa pelo desenvolvimento e implementação destas ferramentas cruciais que provam trazer resultados, desde que devidamente implementadas e acompanhadas por um técnico.

Projeto 2020